BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO HANDEBOL ESCOLAR: ANALISANDO A ATUAÇÃO DOCENTE

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Suéllen Cristina Vaz de Oliveira

Resumo

O presente artigo visa refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem do handebol nas aulas de Educação Física, visto que está, é uma das modalidades mais praticadas e ensinadas no âmbito educacional brasileiro. O objetivo deste estudo foi analisar se professores de Educação Física participam de cursos de atualização/capacitação que abordam a temática handebol visando aprimorar a prática pedagógica. A pesquisa foi desenvolvida em cinco instituições de ensino da cidade de Araxá-MG e com seus respectivos professores de Educação Física (n= 5) - sendo esta, uma pesquisa bibliográfica e de campo com abordagem quali-quantitativa. Os dados foram coletados por meio de um questionário contendo questões abertas e fechadas. A tabulação dos dados foi realizada na abordagem de análise de conteúdo, considerando as palavras chave, e, de acordo com a frequência das respostas foi constituído um quadro de respostas e posteriormente a elaboração de um gráfico representativo dos resultados. Identificamos que a maioria dos docentes (60%) participam(participaram) de cursos de capacitação voltados ao handebol, porém, vemos a necessidade de capacitação por parte de alguns professores para o cumprimento e efetivação de um processo de ensino e aprendizagem eficaz da modalidade handebol.

Palavras-chave: Ensino. Aprendizagem. Educação Física Escolar. Handebol.

Abstract
Palavras Chave

Suéllen Cristina Vaz de Oliveira

Pesquisar artigos

Publicações