QUALIDADE DE VIDA DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: INGRESSANTES E CONCLUINTES
Lídia Acyole de Souza, Lauane Lacerda Inês, Thaís Alves Paiva, Juscinéia Gomes de Melo, Leandro Rechenchosky
O objetivo do estudo foi descrever, comparar e associar a qualidade de vida (QV) de alunos, ingressantes e concluintes, de um curso de Educação Física. A amostra foi composta por 81 acadêmicos, sendo 42% ingressantes e 58% concluintes. A QV foi obtida por meio do questionário WHOQOL-bref. Os testes t de Student e ANOVA foram utilizados para as comparações e o teste qui-quadrado empregado para verificar possíveis associações. A significância foi fixada em 5%. Para a análise dos dados utilizou-se o programa SPSS, versão 13.0. A QV geral da amostra foi de 67,0 ± 11,0, considerada abaixo do esperado (≥70). O maior valor encontrado foi no domínio físico (72,0 ± 14,4) e o menor no domínio meio ambiente (59,3 ± 11,6). Somente 43,2% dos acadêmicos tiveram a QV geral na região de sucesso. Considerando os resultados entre os grupos, houve diferença significativa (p<0,05) a favor dos ingressantes em todos os domínios, na autoavaliação e na QV geral. A maioria dos ingressantes (61,8%) localizou-se na região de sucesso na QV geral, enquanto que somente 29,8% dos concluintes foram classificados nessa região. Dessa forma, verificou-se associação significativa (p<0,05) entre a QV geral e o momento dos acadêmicos no curso. Conclui-se, portanto, que mais da metade dos acadêmicos de Educação Física investigados possuem uma QV geral insatisfatória, sendo o meio ambiente o domínio mais negativo. Além disso, acadêmicos ingressantes demonstraram QV superior em relação aos concluintes em todos os domínios. Neste estudo, ser ingressante impactou positivamente na qualidade de vida desses jovens.
Palavras-chave: Qualidade de vida. Universitários. Educação Física.
Lídia Acyole de Souza, Lauane Lacerda Inês, Thaís Alves Paiva, Juscinéia Gomes de Melo, Leandro Rechenchosky