ENSAIO SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE A PARTIR DA TRADIÇÃO POSITIVISTA
Alessandro Barreta Garcia, Rui Anderson Costa Monteiro, Luis Carlos de Oliveira, Erinaldo Luiz de Andrade, Aylton Figueira Junior.
O objetivo deste ensaio foi refletir sobre a importância da história da Educação Física e suas relações com a saúde na perspectiva positivista. Foi realizada uma análise documental a partir da dimensão interpretativa da fenomenologia hermenêutica que é a interpretação dos textos históricos. O estudo examinou as categorias: Antecedentes e origens do positivismo, conceitos e características, tradição, método, educação física e saúde. Os resultados indicaram que tradição positivista na história da Educação Física segue, na figura de Inezil Penna Marinho (1915-1985), a tradição documental integrada à saúde na escola. Concluímos que o método documental proposto pela corrente positivista alemã de Ranke (1795- 1886) é utilizado em vários momentos nas interpretações históricas da Educação Física e saúde, sendo uma possibilidade de análise, em conjunto a outras metodologias, na compreensão das relações entre saúde e Educação Física Escolar.
Palavras-chave: Positivismo. História e Saúde. Método. Escola. Educação Física.
The objective of this essay was to reflect on the importance of the history of Physical Education and its relations with health in a positivist perspective. A documental analysis was carried out from the interpretative dimension of hermeneutic phenomenology, which is the interpretation of historical texts. The study examined the categories: Background and origins of positivism, concepts and characteristics, tradition, method, physical education and health. The results indicated that the positivist tradition in the history of Physical Education follows, in the figure of Inezil Penna Marinho (1915-1985), the documentary tradition integrated with health at school. We conclude that the documental method proposed by the German positivist current of Ranke (1795-1886) is used at various times in the historical interpretations of Physical Education and health, being a possibility of analysis, together with other methodologies, in the understanding of the relationships between health and health School Physical Education.
Keyword: Positivism. History and Health. Method. School. Physical Education.
Alessandro Barreta Garcia, Rui Anderson Costa Monteiro, Luis Carlos de Oliveira, Erinaldo Luiz de Andrade, Aylton Figueira Junior.