BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

PROCEDIMENTOS DIDÁTICO-METODOLÓGICAS ADOTADOS NAS AULAS PRÁTICAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNOESC – CAMPUS DE XANXERÊ

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Michel Angillo Saad, Ricardo Hugo Gonzalez, Juliana Ferrarini, Juliana Loregian.

Resumo

Este estudo caracterizado como um estudo de caso exploratório, teve por objetivo geral investigar os procedimentos didático-metodológicos adotados nas aulas práticas do Curso de Educação Física da Unoesc – Campus de Xanxerê. A amostra foi composta por 3 professores do Curso de Educação Física da Unoesc – Xanxerê que ministram as disciplinas de Futebol, Futsal, Basquetebol e Natação, ofertadas no 2º. semestre do ano de 2009. Como instrumento foi realizado uma entrevista semiestruturada com os professores. Em relação aos resultados, de um modo em geral, os professores entrevistados apresentam formação continuada específica na área da disciplina que atua, possuem pós-graduação em nível de mestrado e atuam no ensino superior a mais de 10 anos. O entendimento dos professores vai ao encontro da prática pela prática, ou seja, a vivência prática é importante por auxiliar o futuro profissional na aprendizagem da execução dos movimentos. Em momento algum os professores atribuíram a aula prática o aprendizado em relação às questões didático-metodológicas. A partir das falas dos professores, pode-se afirmar que não apresentam uma justificativa que considere relevante as aulas práticas para a formação dos alunos. Por fim, conclui-se que os procedimentos didático-metodológicos adotados nas aulas práticas têm direcionamento voltado para a área especifica do esporte, priorizando a aprendizagem do esporte através do ensino dos elementos e ações da modalidade que atuam. Os professores consideram as aulas práticas apenas um espaço de experimento de atividades, ou seja, onde a prática pedagógica se esgota no ensino das especificidades técnicas, táticas e organizacionais (regras, por exemplo).

Palavras-chave: Formação inicial, aulas práticas, Educação Física.

Abstract
Palavras Chave

Michel Angillo Saad, Ricardo Hugo Gonzalez, Juliana Ferrarini, Juliana Loregian.

Pesquisar artigos

Publicações